Substantivo
Substantivo nomeia os seres, animais ou objetos.
Classificação dos substantivos
Concreto
|
Animais, coisas, tudo que tem existência própria.
|
Ex: mesa, cadeira, bolsa...
|
Abstrato
|
Relacionado a sentimentos, desejos, qualidades,
estados,
Etc.
|
Ex:saudade, carinho, saúde, inteligência, profundidade...
|
Próprio
|
Nome de pessoas, lugares ou uma coisa de forma
individual
|
Ex: Brasília, João,
Totó, Português...
|
Comum
|
Todas as coisas, animais, seres de uma dada
espécie.
|
Ex:
cachorro, casa,
|
Simples
|
Formado
por uma só palavra.
|
Ex: moleque, chuva...
|
Composto
|
Formado por mais de uma palavra.
|
Ex: pé-de-moleque, guarda-chuva...
|
Coletivo
|
Uma palavra para designar vários seres da mesma espécie.
|
Ex: alcatéia, batalhão, frota...
|
Plural dos substantivos compostos:
Substantivo + substantivo
|
Os dois vão para o plural.
|
Ex:
couve-flor
|
Couves-flores
|
Substantivo
+preposição
+substantivo
|
O primeiro substantivo vai para o plural.
|
Ex: pé-de-moleque
|
Pés-de-moleque
|
Substantivo
+adjetivo
|
Os dois vão para o plural.
|
Ex:
cartão-postal
|
Cartões-postais
|
Palavra invariável
+ palavra variável
|
A palavra variável muda e a invariável permanece.
|
Ex:
sempre-viva
|
Sempre-vivas
|
Palavras repetidas
|
O segundo vai para o plural
|
Ex:
pula-pula
|
Pula-pulas
|
Verbo + substantivo
|
O segundo vai para o plural.
|
Ex:
guarda-chuva
|
Guarda-chuvas
|
Exercícios sobre substantivos
Questão
01
Substantivo é a palavra que
nomeia os seres em geral. Assinale a alternativa que apresenta um substantivo
que seja simples, concreto
e
comum:
a) Jovens
b) Desejo
c) Dia-a-dia
d) Brasil
Questão
02
Morfologia é a parte
responsável pelo estudo das classes de palavras.
Observe o trecho abaixo e assinale
a alternativa CORRETA:
“A
população brasileira precisa conhecer a complexidade da subalimentação e a
necessidade humana de alimentos e combater a fome sob todos os ângulos. Ao mesmo
tempo, deve estar atenta para que o programa “Fome Zero” não se transforme em
uma solução simplista e paternalista.”
a) As palavras população
e
necessidade estão empregadas como substantivos.
b) As palavras programa
e
solução são adjetivos derivados.
c) As palavras precisa
e
necessidade são verbos.
d) No trecho o “a” apareceu quatro
vezes empregado como preposição
Questão
03
Sabemos que substantivo é a palavra que
nomeia os seres em geral e que podem ser classificados em comum ou próprio,
concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto. Assinale a
alternativa que identifica e classifica CORRETAMENTE algumas palavras
do trecho abaixo:
“Se as
galas, as jóias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com tanta
injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se espremeram,
haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”
a) As palavras “jóias”
e
“baixelas” são substantivos simples e derivados.
b) As palavras “derretidos”
e
“falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “injustiça”
e
“crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
d) As palavras “sangue”
e
“fé” são
substantivos comuns e concretos.
Questão
04
Assinale a alternativa que apresenta um
substantivo comum, simples
e
abstrato:
a) Angústia
b) Jovens
c) Vestibulares
d) Inscrições
Questão
05
Vimos que morfologia
é
a parte da gramática responsável por estudar a divisão das palavras em classes.
Observe o trecho abaixo e assinale a
Alternativa que está CORRETA
quanto
à classificação das palavras:
“Pela
primeira vez estamos tomando como base a riqueza e a potencialidade da floresta
para escolher as áreas a ser preservadas"
a) As palavras “riqueza”
e
“potencialidade” são substantivos.
b) A palavra “primeira”
é
um numeral cardinal.
c) As palavras “floresta”
e
“preservadas” são adjetivos.
d) Nas expressões “a
riqueza”
e
“as áreas”,
as
palavras destacadas são artigos indefinidos.
Questão
06
Observe o trecho e assinale a alternativa
que analisa morfologicamente as palavras destacadas:
“Nossa idéia
é
garantir a preservação sem fechar
as
portas para o desenvolvimento
da
região.” A idéia é correta.
Afinal,
temos um só planeta.
É
o que deixaremos para nossos
filhos e netos.
Os verbos: “garantir”,
“fechar” e
“deixar” são da 1ª conjugação.
a) Os substantivos: “idéia”
e
“preservação” são simples e abstratos.
b) Os substantivos: “portas”,
desenvolvimento” e
“região” são substantivos coletivos.
c) Na expressão: “Afinal,
temos
um só
planeta”, a palavra “um”
está
empregada como um artigo indefinido.
Questão
07
Sabemos que substantivo é a palavra que
nomeia os seres em geral e que podem ser classificados em comum ou próprio,
concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto. Assinale a
alternativa que identifica e classifica CORRETAMENTE algumas palavras
do trecho abaixo:
“Se as
galas, as jóias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com tanta
injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se espremeram,
haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”
a) As palavras “injustiça”
e
“crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
b) As palavras “derretidos”
e
“falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “jóias”
e
“baixelas” são substantivos simples e derivados.
d) As palavras “sangue”
e
“fé” são
substantivos comuns e concretos.
Questão
08
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA
classificação dos substantivos.
a) As palavras “luz” e “sombra” são
substantivos concretos e comuns.
b) A palavra “Deus” é um
substantivo próprio e abstrato.
c) As palavras “paz” e “noite” são
substantivos abstratos e simples.
d) As palavras “sermões” e “palavras” são
substantivos comuns e derivados.
Questão
09
Tanto na comunicação escrita quanto na
falada, utilizamos palavras. Estas são organizadas, formando frases, orações,
períodos e textos. De acordo com seu emprego, elas podem receber diferentes
classificações. Assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE
as
palavras grifadas:
a) No período: “Medrosos
das
guerras que os fortes
acendem”
– as palavras grifadas são respectivamente: adjetivo, substantivo, artigo,
adjetivo, verbo.
b) Na frase: “São muitos seus
filhos, nos ventos fortes” – a palavra grifada é adjetivo.
c) No período: “As
armas
quebrando, lançando-as ao rio” – as palavras grifadas são artigos
indefinidos.
d) No verso: “São rudos, severos,
sedentos de glória” – as palavras grifadas são adjetivos.
Questão
10
O substantivo varia em gênero
(masculino e feminino), número (singular e plural) grau (aumentativo e
diminutivo). De acordo com o que você estudou assinale a alternativa correta
referente ao plural dos substantivos: pão-de-ló,
couve-flor e sextafeira.
a) pães-de-ló,
couves-flores, sextas-feiras.
b) Pães-de-lós, couves-flor, sexta-feiras.
c) Pães-de-lós, couve-flores.
sexta-feiras.
d) Pães-de-ló, couves-flor,
sextas-feira.
Questão
11
Assinale a alternativa em que o termo em
destaque desempenha a função de um substantivo:
a) O coitado
está
se queixando da esposa com toda razão.
b) É uma palavra difícil.
c) Numa disputa, se aceita até boas
brincadeiras.
d) Este envelope está sujo.
Questão
12
Os femininos de monge, papa, duque e profeta
são:
a)monja, papisa, duqueza,
profetisa.
b)freira, papiza duqueza,
profetisa.
c)monja, papiza, duquesa,
profetiza.
d)monja,
papisa, duquesa, profetisa.
Questão
13
Assinale a única opção em que o plural dos
substantivos termina em “ões”:
a)balão, irmão, tubarão.
b)eleição,
canção, opinião.
c)confissão, nação, cristão.
d) limão, cidadão, pagão
Nenhum comentário:
Postar um comentário